ERA UMA VEZ O CINEMA


Vidas Amargas (1955)

cover Vidas Amargas

link to Vidas Amargas on IMDb

País: USA, 118 minutos

Titulo Original: East of Eden (Título Original)

Diretor(s): Elia Kazan

Gênero(s): Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.9/10 (39194 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Jo Van Fleet)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio de Melhor Filme Dramático (Elia Kazan)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca

Bodil de Melhor Filme Americano (Elia Kazan)

Prêmios Jussi, Finlândia

Jussi de Melhor Ator Estrangeiro (James Dean)

Prêmios Blue Ribbon

Blue Ribbon de Melhor Filme Estrangeiro (Elia Kazan)

Círculo dos Roteiristas de Cinema, Espanha

Prêmio de Melhor Diretor Estrangeiro (Elia Kazan)

Sinopse: A trama gira em torno da família Trask. O patriarca, Adam Trask é um fazendeiro honrado e temente a Deus que criou seus dois filhos com toda a dignidade possível, após a morte de sua esposa Kate. No entanto, não esconde a predileção pelo filho Aron, que considera "o menino de ouro".

Um jovem trabalhador, bonito, com um bom caráter e noivo da bela Abra, vivida por Julie Harris. O outro filho, Carl, interpretado por James Dean, é a ovelha negra da família. Sentindo-se rejeitado, após tentativas frustradas de conquistar o amor do pai, ele acaba descobrindo que sua mãe, na verdade, não morreu.

O personagem Adam é o protótipo do homem de bem. Justo, trabalhador, sempre com a Bíblia nas mãos, incapaz de tirar proveito de qualquer situação limite. Mas, ao mesmo tempo capaz de esquecer um filho, porque este lhe lembra muito a personalidade da esposa que o abandonou.

Carl não é um menino ruim, é apenas alguém buscando seu lugar no mundo. E para isso, não teve um pai que o guiasse, observando quem ele era. Ele está sempre ali fazendo de tudo para chamar a atenção.

E essa carência e necessidade de ser amado, acaba dando ao personagem uma cara de menino carente que conquista as mulheres. De uma forma excessivamente expositiva, toda a hora sua futura cunhada Abra diz: as mulheres sempre te seguem.

O que dá também uma pista de um possível envolvimento entre os dois. Abra, apesar de noiva apaixonada de Aron, parece ser a única que enxerga Carl. Está sempre tentando chamar sua atenção, colocá-lo nas conversas, brinca com ele, cuida dele. E a sua atitude ajuda a chamar a platéia para um lugar de compaixão para com o personagem.

Carl é, então, a vítima de tudo aquilo. Mesmo quando ele faz coisas erradas. E o interessante é que por mais que ele diga o tempo todo que é mau, não há de fato atitudes maléficas de sua parte. Pegar uma vala que não é sua para ajudar na colheita do repolho, ou pedir dinheiro emprestado a sua mãe para iniciar um negócio que acredita salvará seu pai. Mas, aos olhos do sempre correto Adam, tudo isso só faz ele perceber que o filho não aprendeu nada do que ele ensinou.

 

Elenco: